quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aula 1 - 1° Bimestre - Apresentação


A população humana passa a se chamar humanidade a partir do momento em que deixa de enfrentar apenas a sobrevivência e se depara com outro problema crucial para sua espécie: a
convivência. Deste período inicial da história dos homens, além do desenvolvimento das mais diversas técnicas que transformaram sua relação com a natureza, podemos destacar a atividade que os homines sapientes, servindo-se da capacidade cognitiva que os distingue, elevaram a uma condição de existência: a política.
Com o passar do tempo, algumas sociedades conseguiram mais estabilidade que as outras e, assim, puderam chegar a níveis de desenvolvimento impressionantes, considerados insuperáveis por muitos estudiosos sob certos aspectos. Tal feito coincide com a percepção de que a política não consiste apenas em uma arte mas – dadas as suas regularidades – também se propõe como ciência.
O surgimento das grandes civilizações que caracterizaram a Antiguidade está, pois, relacionado a uma nova concepção de política. Em outras palavras, as grandes civilizações antigas só puderam se desenvolver, porque seus governantes perceberam a necessidade de pensar sobre o exercício
do governo.

Reflita a respeito do antigo provérbio romano ubi homo, ibi societas; ubi societas, ibi jus (onde há homem, há sociedade; onde há sociedade, há direito). Em seguida responda à seguinte questão: qual a importância da justiça para o surgimento da sociedade?