sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Heráclito e Parmênides: o aparecimento da lógica

O mundo dizia Heráclito, é um fluxo perpétuo onde nada parece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo. Nossa experiência sensorial percebe o mundo como se fosse estável e permanente, mas o pensamento sabe que nada permanece, tudo se torna contrário de si mesmo. O lógos é a mudança de todas as coisas, os conflitos e as contradições. Heráclito dizia: "A guerra é o pai de todas as coisas". Logo, tudo o que vemos é resultado do ser  com o que parece ser.

O ser, dizia Parmênides, é o lógos, porque é sempre idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível. O fluxo dos contrários é a aparência sensível, MERA OPINIÃO QUE FORMAMOS PORQUE CONFUNDIMOS A REALIDADE COM NOSSAS SENSAÇÕES, PERCEPÇÕES E LEMBRANÇAS. A mudança é o não ser, o nada, impensável e indizível. O pensamento e a linguagem verdadeira só são possíveis se as coisas que pensamos e dizemos guardarem a identidade, pois só podemos dizer e pensar aquilo que é sempre idêntico a si mesmo. Se uma coisa torna-se contrária a si mesmo, deixará de ser, pois o que se contradiz se autodestrói. A mudança é impossível do ponto de vista do pensamento e só existe como aparência ou ilusão dos sentidos.
Inferência, coerência, conclusão sem contradições, conclusão com base em conhecimentos suficientes são algumas noções implicitamente pressupostas por nós toda vez que afirmamos que algo é lógico ou ilógico. A palavra lógica descende do pensamento tradicional grego "lógos", que significa: linguagem-discurso e/ou pensamento-conhecimento.
Heráclito e Parmênides vão indagar se o lógos obedece ou não a regras, normas ou princípios e critérios para seu uso e funcionamento.

SEGUINDO OS VÍDEOS EXPOSTOS, REFLITA LÓGICAMENTE QUAL CONCLUSÃO É VERDADEIRA.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lógica

O que você entende por lógica? Por que Vladmir não acredita que o meio ambiente será recuperado? Como é a lógica empregada por ele?



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Orientações para o 4° Bimestre

Meus nobres colegas, boa tarde!
Inicio mais este bimestre expondo o plano de aulas e o que esperamos com a conclusão destas atividades.
Como disse em sala, este é o bimestre foi dividido assim:
25 pontos - Atividades em Aula
25 pontos - Cursos Virtuais
25 pontos - Blog
25 pontos - Avaliação Bimestral

*os cursos virtuais deverão SOMAR 20H podendo ser de qualquer área do conhecimento, desde que pertença aos seguintes sites:
www.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
ou
http://www.empresas.ciee.org.br/portal/est/ead/index.asp

obs.: os dois sites exigem cadastro e são confiáveis.

OS CERTIFICADOS DOS CURSOS VIRTUAIS DEVERÃO SER APRESENTADOS AO PROFESSOR PARA A AQUISIÇÃO DOS PONTOS ATÉ O DIA 17/11/2011

Esta proposta foi elaborada para que o estudante do Ensino Médio tenha orientações sobre o mercado de trabalho e conheça um pouco mais sobre as vocações profissionais que deverá escolher um dia. O objetivo de filosofia neste bimestre será associar as necessidades de cidadãos conscientes e críticos por meio da reflexão sobre LÓGICA; ao objetivo central de todo ser humano, que é: contribuir solidariamente com o seu trabalho social para o desenvolvimento, a harmonia e adequação da vida humana neste planeta, isto é, a atividade profissional ou O MUNDO DO TRABALHO.