terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dialética Platônica

Dialética, é um diálogo, um discurso compartilhado por dois interlocutores ou uma conversa em que cada um possui opiniões opostas sobre alguma coisa e devem discutir ou argumentar de modo a superar essas opiniões contrárias e chegar à unidade de uma ideia que é a mesma para ambos e para todos que buscam a verdade.


Devem passar de imagens contraditórias a conceitos idênticos para todos os pensantes. A dialética é um procedimento qual passamos dos contrários ao idêntico, das opiniões contrárias à identidade da ideia, das oposições do devir à unidade da essência.




A dialética platônica consiste em conhecer e determinar o ponto contraditório entre os discursos. Partindo de sensações, imagens, opiniões contraditórias sobre alguma coisa, a dialética vai separando os opostos em pares, mostrando que um dos termos é aparência e ilusão e o outro, verdadeiro, até chegar à essência da coisa.

CONCLUA A MENSAGEM DOS VÍDEOS
=)

Um comentário:

  1. Legal! A definição de dialética, ficou bem definida. Poderiamos discutir um dia em como definir as coisas da melhor forma possível.

    ResponderExcluir