segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conclusão do Bimestre

Leia o texto e em seguida faça o que se pede:
"Aquilo que captamos ao observar uma relação qualquer entre organismos no mundo natural baseia-se: a) no que os nossos sentidos e aparelhos científicos apreendem; b) no que as nossas categorias mentais permitem pensar; e c) no que a nossa curiosidade, interessada ou distraída, procura. A realidade, contudo, é seguramente bem maior que isso e pode obrigar-nos a rever de forma inesperada e radical boa parte daquilo que nos parecia líquido e certo. Nada, em suma, descarta de antemão o risco de que estejamos enganados não apenas em detalhes, mas no essencial, transformando a trama das relações entre os seres vivos numa espécie de Dom Casmurro sem Capitu." Disponível em:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAm3sAD/auto-engano Acessado em: 21 nov. de 2011

Relate um episódio em que algo semelhante ao que o autor descreve tenha acontecido com você. Em outras palavras, procure se lembrar de algum acontecimento do seu cotidiano em que as coisas, sem mudarem a sua essência, transformaram-se ou mudaram sua aparência, e escreva a respeito. LEMBRE-SE: ESTA PODE SER A PROPOSTA DA PROVA!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dialética Platônica

Dialética, é um diálogo, um discurso compartilhado por dois interlocutores ou uma conversa em que cada um possui opiniões opostas sobre alguma coisa e devem discutir ou argumentar de modo a superar essas opiniões contrárias e chegar à unidade de uma ideia que é a mesma para ambos e para todos que buscam a verdade.


Devem passar de imagens contraditórias a conceitos idênticos para todos os pensantes. A dialética é um procedimento qual passamos dos contrários ao idêntico, das opiniões contrárias à identidade da ideia, das oposições do devir à unidade da essência.




A dialética platônica consiste em conhecer e determinar o ponto contraditório entre os discursos. Partindo de sensações, imagens, opiniões contraditórias sobre alguma coisa, a dialética vai separando os opostos em pares, mostrando que um dos termos é aparência e ilusão e o outro, verdadeiro, até chegar à essência da coisa.

CONCLUA A MENSAGEM DOS VÍDEOS
=)