sábado, 4 de fevereiro de 2012

Lógica, para que te quero?

Há algumas semanas atrás se eu falasse "Se beber não durma"; tal expressão não teria significado algum. Entretanto, há alguns dias, esta foi uma das frases mais satirizada na internet. Mesmo esta oração não havendo graça alguma em seu sentido moral, principalmente tendo em vista a sua origem; fez grande sucesso nos sites de relacionamento e ganhou um entendimento divertido. Hoje, então, poderíamos entendê-la como lógica.


Explique quais problemas a lógica pode trazer a nossa vida. Dê um exemplo a partir de algum fato vinculado nos meios de comunicação de massa.






BOA SEMANA A TODOS!

15 comentários:

  1. A lógica pode nos proporcionar uma série de problemas, na minha opinião o pior deles seria a quebra da comunicação levando em conta que, o que tem lógica para uns não tem para outros, como o código de família do vídeo, se todas as famílias tivessem seu próprio código seria impossível se comunicar com outras pessoas.
    Um outro problema seria a perda da criatividade,já que se uma pessoa sempre seguir aquilo que lhe impõem ser correto , ou seja , a lógica da sociedade, ela nunca criará algo novo , não renovará as antigas ideias.Enfim a lógica, mesmo sem percebermos está e sempre estará presente no cotidiano do homem, pois nada faz sentido sem um sentido.

    ResponderExcluir
  2. A lógica pode trazer problemas na convivência das pessoas, se cada familia criasse uma língua só deles,que ninguém mais fosse entender o que eles estão dizendo seria muito praticamente impossível se comunicarem.Como se essas pessoas vivessem somente no mundo delas, já que seria impossível se comunicarem.
    A lógico pode nos trazer problemas em revistas por exemplo, se o que nós lemos não tem lógica, sem pé nem cabeça, vai ficar difícil de entender alguma coisa.

    Luiza Stabelini

    ResponderExcluir
  3. Aydan. "Não faz sentido sem um sentido". Frase inteligente. A lógica dedica-se ao estudo rigoroso e sistemático do raciocínio. Realmente, quem não é capaz de raciocinar logicamente por si só, corre o risco de que outras pessoas o façam. Contudo, não podemos afirmar que toda lógica nos trás problemas. O nosso comportamento e nossas ações são lógicas quando são naturais a determinados grupos. Ainda, a linguagem da informática ou qualquer tipo de organização é baseado em alguma lógica. Quando eu peço para que o estudante mencione o exponencial teórico que utilizou para defender seu ponto de vista, na verdade, estou querendo saber qual é a base lógica que o mesmo está se orientando, seguindo. A lógica dos tempos mudam, mas ela continua a existir.
    Ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Luiza. Exatamente! Mas cuidado, a lógica também pode ser manipulada. O papel aceita tudo, muitas reportagens são criadas para defender um posicionamento enganoso. Por exemplo: esta semana saiu uma reportagem falando que os biólogos levaram 3 gaviões para a ilha de Fernando de Noronha para defender a vida de animais em extinção da ilha. Algumas garças que vivem ali caçam esses animais e ainda causam infecção intestinal há alguns alimentos da ilha contaminando por meio de bactérias disseminadas pelo ar durante o vôo. Os gaviões não matam porque os biólogos colocaram borracha nas garras das aves. Mas os biólogos ao caçar as garças matam depois em laboratório. A verdade é que além da doença, as garças atrapalham o pouso dos aviões na ilha interferindo diretamente no turismo e consequentemente nos negócios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Danilo G.
    -A lógica pode nos proporcionar uma série de problemas,se todas as famílias tivessem sua própria linguá ou seu estilo próprio seria impossível se comunicar com outras pessoas.
    E como eu havia pensado em sua alua quando o senhor nos explicava isso tudo já é imposto desde o nascimento até a sua morte pela sociedade: os costumes, a religião, as atividades decorrentes do dia-dia , e até mesmo o "o certo e o errado"...

    ResponderExcluir
  6. Para mim muitas vezes nos parece que a lógica do “mundo real” é vitoriosa sobre as nossas aspirações elevadas e visões espirituais, que terminam por mostrar-se frágeis diante da concretitude das circunstâncias. Quando olhamos com lucidez, vemos que não é assim mas justo o contrário, percebemos que ao abandonar os valores elevados terminamos por nos comportar ferindo as relações em algum dos quatro níveis e criamos muitos problemas. Já quando promovemos relações positivas somos recompensados.

    Oswaldo Vancini

    ResponderExcluir
  7. O início do estudo da Lógica se deu na Grécia antiga, muito antes de Cristo. Chegou-se a conclusão que Lógica é a ciência das idéias e dos processos da mente. Lógica é a arte de pensar. A frase que foi satirizada há semanas e dada como exemplo aqui, "se beber, não durma", refere-se ao possível crime cometido por um participante, e que causou sua expulsão, de uns dos Reality Shows mais famosos do Brasil. Ainda referente a esse episódio, foi divulgado amplamente na rede social FaceBook a frase: "cutucar alguém off-line é crime", fazendo analogia ao ocorrido com a ferramenta da rede social "cutucar usuários". Esse tipo de Lógica, fazer com que frases, a princípio, sem sentido ou graça tomem outro sentido, pode trazer alguns problemas sérios para nossa vida cotidiana, vez que a maioria delas refere-se há algum evento ou situação constrangedora. Esse tipo de artifício é muito utilizado por humoristas. Um caso que ganhou grande repercussão nos meios de comunicação em massa, foi o do humorista Danilo Gentili, que em 2009 postou no seu twitter: "King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?". Depois desta postagem, algumas ONG's quiseram processá-lo por racismo. Ele defendeu-se com um texto em seu blog, onde destaca-se: "Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco? Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com cara porque é famoso. A cabeça de vocês que têm preconceito." Dessa forma, esse tipo de Lógica pode nos trazer alguns constrangimentos, principalmente porque cada um pode interpretar a frase de maneira ofensiva e sentir-se agredido. E o que era pra ser divertido, torna-se ofensivo.

    Leonardo Paiva

    ResponderExcluir
  8. Creio que a lógica pode sim nos causar problemas,como sociedade,e individualmente como ser,a partir do fato que sem uma lógica concreta de diálogo não podemos nos comunicar,e viver em sociedade,desse modo nos excluindo da sociedade,que tem imposta sua lógica própria e que não aceita outra ideia a não ser aquela que já a envolve desde o princípio,que o que é lógico é aquilo que parece certo,ou aquilo que os "superiores" dizem ser certo.

    ResponderExcluir
  9. A lógica pode nos trazer problemas na convivência das pessoas .Se cada familia criasse uma lingua propria sério impossivel ela se comunicar com outras familias , onde elas se isolassem no seu proprio mundo sem ter contato com outras familias .
    A lógico pode nos trazer problemas em jornais por exemplo, se lermos uma coisa que não entendemos ou que não tenha sentido fica dificil de entender .

    ResponderExcluir
  10. Rafael, precisamos treinar mais esta produção de texto. Eu entendi que você concorda com os colegas, mas não entenderia se não tivesse postagens anteriores e não conhecesse bem o assunto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Kauê, o problema que a Lógica pode nos trazer em um jornal ou em outros veículos de comunicação de massa, está muito mais ligado a manipulação da informação e com isso gerando uma posição da sociedade contrária aos valores morais de boa conduta; a necessariamente de entendimento do conteúdo propagado.

    ResponderExcluir
  12. Se cada pessoa tivesse todos seus pensamentos lógicos diferentes dos outros, isso daria conflito, pois levaria a quebra da comunicação.

    Gabriel Guedes nº 7

    ResponderExcluir
  13. Lógica é o sentindo da frase e não o conteúdo em si. Se todas as pessoas tiverem um pensamento lógico ou seja, entender as coisas de um sentindo próprio pode haver um conflito e afetar as relações sociais. Ligado a lógica está a manipulação, muitas pessoas usam 'a sua lógica' para tentar manipular pessoas, cuja, não tenha tal pensamento.

    Yanca Fernandes nº20

    ResponderExcluir
  14. A lógica pode trazer milhares de problemas a nossa vida! Como se cada familia possui-se sua própria língua, possui-se seu próprio pensamento da lógica ou se cada família tivesse seu próprio jeito de tratar as pessoas, isso poderia gerar a uma briga que envolveria milhares de famílias, só pelo simples fato de acharem que uma família trata a outra mal e vice-versa!

    Kaue Silva

    ResponderExcluir
  15. Como todos já disseram a lógica tem suas consequências dependendo da forma que é utilizada, se um grupo de indivíduos começar a usar artifícios para se comunicar (como no vídeo) outros indivíduos jamais entenderam esse sistema de comunicação, nem tudo que "um" entende os "outros" irão entender.

    Erick Avila - nº5

    ResponderExcluir