quinta-feira, 7 de junho de 2012

Interatividade II


Como já vimos, o exercício gnosiológico (de buscar o conhecimento) é inseparável da linguagem, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as ideias.
No entendimento do pensamento moderno o processo de conhecer é possível através do representacionismo, ou seja, na interpretação dos objetos conhecidos pelo que eles representam para a realidade sensível ou suprassensível. Para entendermos melhor essa construção gnosiológica, acompanhe a história abaixo:

Certo dia um advogado vai a uma igreja católica com uma dúvida oriunda da reflexão de suas próprias atitudes. Ao encontrar-se com o padre inicia o diálogo:

Advogado – Padre, eu sou católico de berço. Sou batizado, fiz catequese, primeira comunhão, crisma. Anos depois, as orientações da igreja não me revelavam o caminho bom e justo para resolver os problemas existentes no meu dia-a-dia. Busquei outras orientações religiosas. Passei 10 anos da minha vida buscando respostas para minhas dúvidas. Conheci a igreja Universal, Assembléia de Deus, Casa da Benção, Budismo, Testemunda de Jeová, Alan Kardec, Congregação Cristã do Brasil, Candomblé, Seicho-no-ie, Hare Krishna e por fim voltei à igreja católica. Hoje sou casado civilmente com uma mulher católica. E então padre, devo me considerar um religioso católico?
Padre – Filho, você vive há quanto tempo com sua mulher?
Advogado – 2 anos.
Padre – Por acaso ela tem soluções para os seus problemas? Todos os momentos são satisfatórios, bons e felizes? Nunca discutiram ou discordaram de alguma situação?
Advogado – Não. Temos nossas diferenças e muitas vezes isto ocupa meus pensamentos.
Padre – Você já procurou outras mulheres?
Advogado – Não.
Padre – Por que não?
Advogado – Porque a amo. Ela me faz bem. Nossa vida é integrada, eu me apoio nela e ela participa das coisas do meu cotidiano.
Padre – Imagine que você tenha abandonado a sua esposa com os frutos da sua relação levando consigo apenas as experiências. Fosse conhecer outras mulheres e após alguns anos um filho te procurasse e através dele sua esposa o aceitasse de volta. Logo, você seria um estrangeiro dentro de sua própria família, mas a família continuaria sendo sua e dependendo de suas ações iria se estabelecendo progressivamente.

O advogado conclui em pensamento – Nesta situação não cabe uma analogia. A ontologia do objeto gnosiológico é diferente, o que confunde facilmente o conhecimento verdadeiro.

A partir deste texto, podemos perceber que a linguagem é o principal meio ou instrumento da filosofia. Utilizando a linguagem construímos boa parte do que somos e do mundo à nossa volta, modificamos o mundo e anunciamos a nossa história. Assim chegou o homem à lua, assim caiu o muro de Berlim, assim se acabou o apartheid. Do mesmo modo, esperamos também que o terrorismo desapareça.


  1. Você acha que existe um erro na representação do padre? O advogado é católico ou não?
  2. No filme, o advogado se utiliza de um júri para aprovar a verdade do professor como verdade perante a sociedade. Mesmo tal verdade sendo falsa. É possível o conhecimento verdadeiro? Podemos conhecer tudo?
  3. Interaja com pelo menos 3 amigos.





17 comentários:

  1. 1. Não há erro na representação do padre, ele usou a analogia para transmitir sua mensagem.Por mais que o homem tenha se aventurado por muitas religiões,participado de muitos rituais diferentes,na sua essência ele nunca deixou de ser católico, só não estava praticando o que o catolicismo prega.
    2. E o que seria o conhecimento verdadeiro? Aquele aceito pela sociedade ou aquele que cada um tem dentro de si como verdade? Se esse conhecimento verdadeiro for geral e imutável,não seria possível a sua existência.Porque mesmo aquilo que é real e concreto pode se transformar,se redescobrir.
    Seria tolice de qualquer homem dizer que conhece tudo, como se pode conhecer tudo se o mesmo está em constante transformação.Quando esse homem disser que conhece tudo,ele se surpreenderá descobrindo que todo o seu conhecimento já se desdobrou muitos outros conhecimentos.
    3. Estou aguardando as postagens dos meus colegas, para que eu possa realizar a tarefa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Eu discordo na parte de que ele nunca deixou de ser católico,penso que no momento em que ele deixou a igreja para procurar outras ele deixou o catolicismo,voltando a ser católico depois,quando procurou o padre.

      Excluir
  2. Danilo-
    1. eu concordo com meu colega aydan. Também acho que não há erro na representação do padre, ele usou a analogia para transmitir sua mensagem.Por mais que o homem tenha se aventurado por muitas religiões,participado de muitos rituais diferentes,na sua essência ele nunca deixou de ser católico, só não estava praticando o que o catolicismo prega.
    2- concordo e respeito a resposta e a reflexão do meu caro colega aydan, mais não sei se ele está totalmente a par do entendimento do seu exemplo. pois enxergo uma leve fraqueza em seu pensamento reflexionando e resultando na sua fraca resposta,com discordância e falhas em suas palavras . Isso lhe deve ser trabalhado pois essa sua ignorância e a falta de flexibilidade em seu cerebelo pode afeta-lo em um futuro proximo..!!! :). obrigado e agradeceria se ele segui-se meu conselho..

    Bom referente a atividade me veio uma simples duvida "se o homem não sabe tudo, será que deus sabe? porque dessa simbologia toda referente ao senhor ser o criador de tudo e saber de tudo?"

    obrigado..!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Sigo o mesmo pensamento da minha interação anterior.E fico triste por saber que meu colega Danilo copiou quase que inteiramente a opinião do colega Aydan.

      2-Ao contrário do que o Danilo disse eu concordo plena e absolutamente com o colega Aydan e creio que o colega Danilo não conseguiu captar com clareza o que o Aydan quis passar,pois se fosse capaz entenderia.E se o Danilo concorda com a resposta e reflexão,como ele pode achar uma fraqueza no pensamento e falhas nas palavras?

      Excluir
    2. eu não acho que tem erro na representação do padre mais sim na representação do leitor.pois depende do modo que o leitor vai representar tudo isso então vai da teoria de cada um.

      Excluir
  3. 1) Sim, o padre usou analogia para transmitir que o advogado ainda era católico. O homem só teve curiosidade de conhecer outras religiões e saber se elas se adequavam ao seu dia-a-dia mas na verdade, ele continuava católico só não era praticante da sua religião.

    2) Existe verdade? Existe conhecimento verdadeiro? O que seria a verdade? Verdade é aquilo que as pessoas ditam como correto. Não podemos conhecer tudo pois o mundo está em constante evolução, seria uma ignorância tremenda dizer que conhece de tudo...pois o tudo de hoje será o nada de amanhã.

    3) Parece que eu e o Aydan temos pensamentos parecido nessa questão. Então não tenho muito o que argumentar com ele. E ao Danilo, acho que nem Deus sabe de tudo. Acredita-se que até ele se surpreende com certas mudanças. Ele criou as coisas, certo, mas vejamos só como elas evoluíram.

    Yanca Fernandes nº20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Segundo o próprio catolicismo,a partir do momento que você frequentar outras religiões você é automaticamente desligado da católica,então ele deixa de ser católico enquanto estiver fora se aventurando,a Igreja por meio do padre o aceita de volta,e dependendo de suas ações posteriores que ele continuará sendo católico,assim explicado com a analogia da esposa.

      Excluir
    2. eu concordo com rafeel nesse ponto pois no meu caso eu sou batizado na cartólica e frequento outra religião com uma linha de pensamento um pouco diferente mais e relião que mais entendo e catolicismo então na minha o opinião que importar não é religião que a pessoal frequente mais sim que ela esta buscando a deus.

      Excluir
  4. 1- Acho que não. Pois o homem em momento algum deixa de ser catolico, ele só procura outras religiões. E o padre explica isso e como exemplo usa o casamento do advogado.

    2- Acredito que não exista conhecimento verdadeiro. Pois cada pessoa acredita em uma verdade diferente. É impossivel conhecer tudo, pois o universo sempre estará em transformação.

    3- O pensamento do Aydan da Yanca e do Danilo, são parecidos com os meus já que argumentaram praticamente da mesma forma. Então não tem muito o que falar.

    Gabriel Guedes nº 7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Discordo.Porque ele deixa de ser católico quando abandona sua igreja.Já que o Gabriel usou o exemplo da esposa,lá explica que quando ele abandona sua mulher e volta ele é um estrangeiro dentro da própria família e a família continuaria sendo sua após a volta,dependendo de suas ações posteriores.

      Excluir
    2. eu concordo com Gabriel Guedes no seguinte ponto em momento algum ele deixa de ser catolico e tem duvidas de sua religião como qualquer outra pessoa teria dúvida,mais o fato dele buscar resposta em outra relião ele não deixa de ser católico ele só quer respostas para suas perguntas.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. 1- Não.O homem voltou a ser católico quando procurou pelo padre,pois ele apenas conheceu outras igrejas e ambientes para ver se se adaptava melhor,porém nenhuma lhe ofereceu o que a católica lhe oferecia,por isso ele resolveu voltar a sua igreja de origem,assim como o padre lhe explicou fazendo uma comparação com a sua esposa,que mesmo se ele conhecesse outras mulheres,nenhuma delas seria como a esposa.

    2-Creio que não.Pois cada pessoa pode segundo suas próprias convicções decidir o que é verdade para si ou não,claro que existe o que é imposto pela maioria,pela sociedade e pelos "superiores",porém depende de cada individuo decidir se aquilo é verdade ou não,algumas vezes sendo leis,temos que obedecer.Não podemos conhecer tudo,pois as coisas mudam constantemente.

    3-Irei interagir.

    ResponderExcluir
  7. 1- Sim o advogado é católico, por mais que ele não entenda tudo da religião e tenha buscado o conhecimento e o bem estar dele, isso não mostra que ele "deixou" de ser católico.

    2-Jamais podemos saber tudo, vivemos em constante mudança e para mim o conhecimento o verdadeiro é feito a partir de fatos que as pessoas pensam ser o "verdadeiro".

    3- Concordo com a linha de pensamento do Aydan, Yanca, Gabriel Guedes, já o pensamento do Rafael e do Danilo eu vejo de forma oposta ao jeito que eu penso em relação a religião e a "verdade".

    Erick Avila - nº5

    ResponderExcluir
  8. 1- nao,eu acho que o advogado é católico pois ele foi conhecer outras religiões, por que, pelo seu ponto de vista a catolica não estava ajudando ele a ter uma bom orientação de sua vida. Então ele foi buscar em todas as religiões uma resposta,mas não se encaixa em nenhuma e nem em control a resposta e retornou a católica pois lá ele já tinha um bom conhecimento da religião pelo fato de já ter feito catequese,primeira cumunhão e crisma.Mais ele volta com a consciência de que lá ele não vai encontrar suas respostas.


    2-nao, as pessoas podem segundo seus próprios pensamentos e ideias decidir o que é verdade para si ou não,logico que existe colocado para seguir pela maioria,pela sociedade e pelos superiores,porém depende de cada pessoa decidir se aquilo é verdade ou não,é como leis as vezez temos que seguir. A conhecer tudo é não é possivel por que coisas novas vão sugindo a cada dia que passa.

    3-interagir

    thiago fernando n°18

    ResponderExcluir
  9. 1 – Não há erro na representação do padre. Sim, mesmo após de ter conhecido e freqüentado outras religiões o advogado retornou a igreja católica por aquela pelo fato de aquela ter sempre sido a sua religião.

    2- Não, estamos sempre descobrindo coisas novas e acumulando conhecimentos diversos. Também não é possível conhecermos tudo afinal, sempre chegamos em um ponto onde percebemos que podemos avançar no conhecimento e no saber.



    Tatiana de Mello nº24

    ResponderExcluir
  10. 1- Não, pois ele abandona a igreja católica em busca de suas respostas em outras religiões, mesmo tendo voltando a igreja católica após não achar o que desejava nas outras.

    2- Cada um de nós temos a nossa própria verdade, a partir do que conhecemos e do que acreditamos que é a verdade. Estamos sempre em constante mudança, logo não podemos conhecer tudo.Em vista disso, acredito que não há um conhecimento verdadeiro e não podemos conhecer tudo.

    3- Concordo com o Rafael, o advogado deixa de ser católico a partir do momento que vai a procura de suas respostas em outros lugares.



    Nayara Ciriaco Rodrigues nº15

    ResponderExcluir