terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dialética Platônica e Analítica Aristotélica

Certo peru foi alimentado durante um ano às 9 horas.
Ele criou, então, uma lei: sou alimentado todo dia às 9 horas.
Amanhã, às 9 horas, serei alimentado.
No entanto, houve um problema com a previsão do peru, pois no dia seguinte à sua previsão, ele foi degolado, porque era véspera de Natal e ele seria servido na ceia.


Certo canal de televisão alimenta o povo desde a década de 70.
Este povo criou uma lei: serei alimentado até o fim da vida.
Amanhã serei alimentado.
No entanto, há um problema lógico com a previsão do povo, pois, no dia seguinte o povo trabalhará para alimentar sua emissora e seus parceiros internacionais.

HÁ VÁRIAS VERDADES NO MATERIAL APRESENTADO. IDENTIFIQUE A DIALÉTICA PLATÔNICA E A ANALÍTICA ARISTOTÉLICA NOS MATERIAIS E DEPOIS DÊ UMA CONCLUSÃO PESSOAL SOBRE A SITUAÇÃO.

20 comentários:

  1. A dialética platônica no material seria uma forma de juntar o desenvolvimento do país mas não esquecendo de dar uma solução para a moradia do índio.
    Analítica Aristotélica visaria somente o que é melhor para o país, nesse caso o desenvolvimento.Realmente a sociedade é muito manipulada pela mídia,quando todas as crianças sonham em ir a Orlando visitar a Disney e idolatram os Estados Unidos,não sabem que eles sempre querem arrumar um jeito de se apossar daquilo que nos pertence.A mídia é movida pelo capitalismo transmitindo aos telespectadores tudo aquilo que é conveniente para seus patrocinadores.Realmente essa história tem um lado bom e ruim,os índios vão ser desabrigados vão se não houver o apoio do governo, mas pense quantos índios se viram obrigados a sair de suas terras pelo desmatamento ilegal. Essa usina seria uma lenha a mais para o desenvolvimento do Brasil.Mas no Brasil ainda há gente que "põe fé" em tudo que a Rede Globo de televisão transmite é uma lástima =[ .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí... mas os índios não serão os únicos que sofrerão o impacto do desenvolvimento e por isto postei o vídeo palestra do José Roberto Fonseca. Quanto à sua crítica a mídia, concordo plenamente contigo meu amigo!
      Abraços

      Excluir
  2. Dialético como uma conciliação dos contrários nas coisa e no espirito.A dialética é lida essencialmente com o conflito com as contradições da realidade.os contrários são versos e anverso de uma realidade.



    nome : Thiago Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito interessante você citar Hegel como autor desse célebre raciocínio. Ainda quando citamos alguém podemos perder um pouquinho mais de tempo para explicar o ponto de vista e como você analisa tal pensamento...

      Excluir
  3. Dialética Platônica seria abrigar os índios e ao mesmo tempo construir a hidrelétrica pensando no futuro do país.
    Analítica Aristotélica seria apenas o que é bom para o país e para o desenvolvimento.
    Com a hidrelétrica na Amazônia o Brasil se tornaria "independente" com a sua própria fonte de energia,e não iria mas depender do Estados Unidos que o Brasil tanto venera.

    Luiza Stabelini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Brasil depende dos EUA? Como assim? O Brasil não produz sua própria fonte de energia?

      Excluir
  4. A dialética é a conciliação do aspecto bom do desenvolvimento e da solução do aspecto ruim da falta de moradia dos índios.
    A analítica almeja somente o desenvolvimento,que é o aspecto bom,sem pensar nas consequências.
    Na minha opinião,a sociedade se deixa levar muito pela visão da mídia que pode influenciar nos pensamentos,ideias e até atitudes do povo,manipulando assim um dos seus maiores direitos,o de decisão.Porém não acredito que o governo não esteja pensando somente em desenvolvimento,creio que nesse regime capitalista,onde só se busca o lucro,não se importaria com a moradia de alguns índios,que na visão lucrativa seria um pequeno problema para o desenvolvimento e o dinheiro,passando por cima assim dos índios e de suas vidas.Se o governo desenvolvesse o país e mesmo assim se preocupasse com os menores seria certo,mas não enxergo esse lado bom na visão capitalista,o que é um erro,porque investindo no menor,você faz com que ele cresça e desenvolva não somente ele,mas tudo ao seu redor.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que entendi a Dialética Platônica é um "jeito" de fazer o desenvolvimento mas ao mesmo tempo tendo soluções para os problemas que viriam a acontecer.
    e a dialética analítica só pensaria no desenvolvimento deixando para trás as consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, a Dialética é uma reflexão subjetiva e de conflito, desconstrói e reconstrói o fato para chegar a uma conclusão mais válida, mais próxima da realidade que se tem e que se propõe. A analítica pretende desenvolver uma linha lógica do pensamento para levar a uma conclusão válida sobre a realidade sensível, isto é, que se percebe, que se sente.

      Excluir
  6. Dialética Platônica nada mais é do que se organizar antes de tomar qualquer atitude , não se precipitar , para que no futuro não há consequências graves . Dialética Analítica é aquele que como se diz vamos partir pro foda-se vamos fazer desse jeito que no futuro nos viramos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kauê, na verdade a Analítica é muito mais organizada do que a dialética. A diferença é que a analítica conduz o pensamento e direciona o comportamento social. Já a dialética deixa o pensamento livre para conduzir e questionar suas próprias arbitrariedades sem uma imposição de pensamento.

      Excluir
  7. A dialética platônica é sinônimo de filosofia, o método mais eficaz de aproximação entre as ideias particulares e as ideias universais ou puras. É a técnica de perguntar, responder e refutar.
    Já na dialética analítica muitos filósofos analíticos não gostam de pensar na sua disciplina como uma das ciências humanas. Eles consideram como a marca própria da filosofia a busca disciplinada do conhecimento objetivo e, assim, pensam a filosofia como parecida com as ciências naturais. Eles vêem as ciências humanas como uma arena para discutíveis choques de opinião. Os filósofos deste tipo preferem ser colocados, para fins administrativos, tão longe quanto possível de professores de literatura e tão perto quanto possível de professores de física.

    Oswaldo Vancini

    ResponderExcluir
  8. Os filósofos analíticos não pensam a filosofia como parecida com as ciências naturais, como também não são adeptos de choques de opinião. Refletir sobre a natureza das coisas e colidir opiniões é tarefa da dialética...

    ResponderExcluir
  9. Gente, é importante assistir aos vídeos para uma postagem acordada no que está sendo pedido...

    ResponderExcluir
  10. Dialética platônica seria o desenvolvimento do país e ao mesmo tempo dar a moradia do indio de solulçao. A analitica aristotélica tem como objetivo só o bem do páis, ou seja, seu desenvolvimento. Esses videos são muito contraditórios, pois os 'globais' impoem uma verdade, falando que vai gastar muito, que vai desmatar a maior floresta do mundo, que vai acabar com a moradia dos indios, sendo que isso nem é verdade, primeiro a amazonia não é a mior floresta do mundo e sim a floresta boreal, e o dinheiro que gastariam com a hidrelétrica é o mesmo que gastam com a corrupção, sem contrar que a moradia dos indios está bem longe do atual lugar proposto, ou seja, cada um impõe sua verdade e seu tipo de diatlética sendo ela platonica (lucro e solução) ou analitica (somente o lucro ).

    Yanca Fernandes nº20

    ResponderExcluir
  11. Dialética Platônica é um meio alternativo de resolução de conflitos do lado bom do desenvolvimento e da solução do lado ruim da falta de moradia dos índios.
    Analítica aristotélica visa só o que é bom para o pais, que é o desenvolvimento, sem pensar nas consequências que podem vir.

    Kaue Silva

    ResponderExcluir
  12. A dialética platônica no material seria uma forma de juntar o desenvolvimento do país mas não esquecendo de dar uma solução para a moradia do índio.Analítica aristotélica visa só o que é bom para o pais, que é o desenvolvimento,Eles vêem as ciências humanas como uma arena para discutíveis choques de opinião.

    ResponderExcluir
  13. Perante ao vídeos considero que analítica aristotélica é o desenvolvimento somente do país sem pensar em mais nada e já a dialética platônica tem relação o desenvolvimento do país e pensando nos índios e consequências.

    Erick Avila - nº5

    ResponderExcluir
  14. vcs sao ...eu quero as respostas claras e limpas

    ResponderExcluir