quinta-feira, 1 de março de 2012

O Silogismo Aristotélico e a Dialética Platônica

Acesse o site e conheça mais a arte de Sebastião Salgado como também sua crítica: 



Crie uma lei ou teoria Lógica e uma lei ou teoria Dialética a respeito das imagens acima.

6 comentários:

  1. Teoria Lógica - Quando existe a fome,existe a guerra.Como explicar a lógica,o sentido da guerra,o homem entrar em guerra por motivos fúteis enquanto outros passam fome.O mais lógico seria voltar os olhares para aqueles que tem necessidades.Quando o homem perceber que está entrando em conflito consigo mesmo, ele deve rever todos os seus conceitos.A lógica está inserida aí,no tempo que se é perdido guerreando e esquecendo os próprios valores,tais como a solidariedade.
    Dialética - A guerra é necessária,sem ela não seríamos diferentes pois viveríamos em um só território continuo no qual todos falariam a mesma língua e teriam a mesma cor de pele , os mesmos hábitos e etc.Mas será mesmo que a guerra é tão importante assim?
    Ela traz a destruição das terras, semeia o mal dentro das pessoas, obviamente ninguém deve ser igual a ninguém mas será que não existem outras alternativas para se resolver isso problema? E a fome ela tem solução?Se os países parassem de guerrear e se ajudassem eles formariam um mundo melhor? Dificilmente essas perguntas seriam respondidas,algumas seriam até impossíveis de serem simuladas.A fome nunca vai acabar pelas diferenças sociais entre os países, por esse mesmo motivo a guerra sempre se manterá viva.Ninguém consegue agradar a todos.Por isso essa dialética se torna sempre continua.

    ResponderExcluir
  2. Teoria Lógica: Existe a guerra em busca de comida, já que quem tem uma renda maior que o necessário não ajuda eles. Se ajudassem essas pessoas elas não estariam tendo esse conflito pela fome.

    Dialética: Com a guerra conseguimos ganhar mais território e outros tipos de cultura pois fomos conquistando nossos espaços se não houvesse isso nos seriamos todos iguais e não teríamos conhecimento de outras culturas.

    Oswaldo Vancini nº16

    ResponderExcluir
  3. A teoria lógica: A guerra é gerada pela procurada de expandir o território. Pois quem tem um território maior terá poderá ter maiores riquezas. Então a procura da riqueza gera a guerra.

    Dialética: Sem a guerra todos teriam as mesmas culturas, pois todos ocupariam um mesmo território. Logo a guerra é necessária!?

    Gabriel Guedes nº 7

    ResponderExcluir
  4. Dialética: Sem a guerra a humanidade seria igual, as mesmas culturas, os mesmos hábitos,em que todos falariam a mesma língua. Mas se formos analisar precisaria de uma guerra? A questão é que a fome nunca vai acabar pelas diferentes classe sociais, e talvez por este motivo as guerras continuaram.

    Teoria Lógica: Geralmente, o homem entra em guerra para conquistar territórios, ou até mesmo entra em guerra para tentar evitar uma guerra. Com o tempo que eles perdem guerreando eles poderiam estar ajudando as pessoas que passam fome, e não perdendo tempo conquistando territórios alheios só para mostrar que tem mais poder.

    Yanca F. nº 20

    ResponderExcluir
  5. Lógica: O homem entra na guerra tanto por alimento, território ou até mesmo por lucro.Porém sempre existiram a fome, as diferenças, de território e de dinheiro.Portanto a guerra sempre existirá,a não ser que ao invés de querer ser maior que o outro pensem em ajudá-lo.

    Dialética: Sem a guerra não haveriam diferenças, nem de culturas, nem de situação social. A guerra distancia as pessoas e as difere, semeando assim em cada pessoa o desejo de ser maior que a outra e de usar qualquer meio para consegui
    í-lo. A guerra não é necessária, pois sem ela todos viveriam em paz, em harmonia, porém os mais "poderosos" alienam as pessoas, deixando-as com um puro desejo capitalista e lucrativo, buscando "pisar" na outra pessoa para ser superior à ela, pois assim o "poderosos" lucram verdadeiramente, principalmente com a guerra.

    ResponderExcluir
  6. Lógica: A guerra começa por causa da procurada de expansão do território e, ou, pela procura de comida. Mesmo obtendo os dois ainda haverá guerra, porque sempre terá alguem que irá em busca de algum dos dois.

    Dialética: Bem.. a guerra sempre começa porque a maioria dos homens querem conquistar o seu próprio território, mais possuem alguns que entrar não só para ganhar território, mais sim para ajudar os que mais precisam..

    Kaue Silva nº 10

    ResponderExcluir